Imagens fascinantes do projeto Plastinarium – Parte 1

O Fascianet Plastination Project é o trabalho pioneiro em todo o mundo, que acontece pela realização conjunta entre o Fascia Research Society, o Fascia Research Group (de) e o Plastinarium, na cidade de Guben, no Leste da Alemanha.

 

Este projeto é parte do já extenso e bem difundido trabalho de plastificação do corpo humano conhecido como Bodyworld, desenvolvido por Gunter Von Hagens e seu grupo de pesquisadores, anatomistas e artistas.

Desde janeiro de 2018, a dissecação e subsequente plastificação do Tecido Fascial tem sido o objeto de estudos e pesquisas de um grupo de realizadores destes trabalhos, na qual me incluo, com o fim de apresentar para a comunidade mundial novos linhas de atenção sobre a organização do corpo humano delineando para tanto a expressão da Fascia como elemento integrativo, fundamental na organização tridimensional do corpo e suas relações de suporte das estruturas nelas associadas como os tecidos musculares, neuronais e epiteliais.

 

Camada aerolar entre as camadas densas onde acontecem os deslizamentos. É onde a liberação Fascial acontece. Este é um corte de plano frontal mostrando os envelopes miofasciais e Fascia profunda. Podemos ver os por onde os músculos deslizam e simultaneamente interagem com os músculos vizinhos através das membranas faciais. Foto: Johannes Freiberg

 

 

Aqui o que vemos é uma única organização entre pernas, glúteos, grande dorsal e Fascia braquial. Foto: Johannes Freiberg

Neste momento, nós estamos com os planos da Fascia Superficial da perna, Fascia Lata e sua continuidade com a fascia do gluteus maximus, fascia toraco lombar em corte transversal e suas diversas folhas que sustentam os tecidos musculares de abdomen e costas e fascia braquial e nucal. Dentre estas, as mais notáveis são o pericárdio e sua continuidade com o diafragma e também do corte transversal da perna, mostrando a fascia profunda, septos e sua extensão em direção ao periósteo. Com estas, podemos ver, pela primeira vez como o corpo é feito de continuidades por meio da estrutura do tecido conjuntivo.

Alguns pequenos vídeos da última viagem:

Pra nós que pensamos que o oblíquo externo está somente na frente. Nesta dissecação vimos que ele vai até a fascia toraco lombar. É para repensarmos frente e costas:

 

Já no vídeo abaixo, você pode observar corte de quadril/perna, os músculos como unidades absolutas e que a informação e gerada especificamente pelo sistema nervoso. Mas que vemos Aqui, São estes túneis onde as fibras musculares deslizam em ondas e, estes túneis definem o caso no da excitação muscular originado uma outra força motora, agregando força e orientação do esforço.

 

Gostou do nosso post de hoje? Compartilhe!

Confira a nossa agenda de cursos!

Você sabe como treinar a Fáscia? Inscreva-se no curso Fascial Fitness e obtenha a Certificação Internacional.

 

 

1 comentário em “Imagens fascinantes do projeto Plastinarium – Parte 1”

Deixe um comentário

Selecione a moeda
EUREuro