Veja estudo sobre a importância da fáscia para a dor lombar

Esta pesquisa de cadeias de tecido é relevante para tratamentos baseados no corpo,como yoga ou massagem e para algumas técnicas de alongamento

 e para algumas técnicas de alongamento usadas em atividades físicas cotidianas, foram baseados em estudos da Profª. Helene Langevin

O papel desempenhado pelos tecidos conjuntivos não especializados na dor lombar crônica não específica não é bem compreendido.

Em um estudo ultrassonográfico recente, indivíduos humanos com dor lombar crônica apresentaram estrutura de tecido conjuntivo alterada em comparação a indivíduos humanos sem lombalgia, sugerindo a presença de inflamação e / ou fibrose nos indivíduos com lombalgia. A entrada mecânica na forma de alongamento de tecido estático tem mostrado in vitro e in vivo ter efeitos anti-inflamatórios e anti-fibróticos.

Para entender melhor a fisiopatologia do tecido conjuntivo não especializado lombar, bem como os mecanismos potenciais subjacentes aos efeitos terapêuticos do alongamento tecidual, desenvolvemos um modelo de inflamação induzida por carragenina na região lombar de um roedor.

A indução de inflamação nos tecidos conjuntivos lombares resultou em marcha alterada, aumento da sensibilidade mecânica dos tecidos da região lombar e infiltração local de macrófagos.

A estimulação mecânica foi então aplicada a este modelo como alongamento de tecido in vivo durante 10 minutos duas vezes por dia durante 12 dias. O alongamento tecidual in vivo mitigou as alterações induzidas pela inflamação, levando ao comprimento da passada restaurado e à distância intraspa, diminuiu a sensibilidade mecânica das costas e reduziu a expressão de macrófagos nos tecidos conjuntivos não especializados da região lombar.

Este estudo destaca a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre a contribuição do tecido conjuntivo para dor lombar e a necessidade de uma melhor compreensão de como as intervenções que envolvem o alongamento mecânico podem fornecer benefício terapêutico máximo.

1 comentário em “Veja estudo sobre a importância da fáscia para a dor lombar”

  1. thiago freitas matos

    Parabéns pelo estudo. Muito interessante. Sofro muito com o que foi diagnosticado como processo inflamatório na fáscia da região lombar. Faço tratamento constante com fisioterapeuta (liberação miofacial), os alongamentos diários ajudam muito (a ponto de me arrepender quando não o faço). Bolsa de água quente ajuda bastante. Gostaria de saber mais a respeito.

Deixe um comentário

Selecione a moeda
EUREuro