Fáscia e Fascial Fitness: entenda os conceitos

Até pouco tempo atrás, não ouvíamos falar na fásciaou tecido conjuntivo – e poucos conheciam sua importância. Possivelmente a não disponibilidade de instrumentos que permitissem sua visibilidade tenha sido o principal fator para isso.

Porém, principalmente de 2007 para cá, novas descobertas vêm modificando o rumo da história. Pesquisadores reconhecem que o tecido fascial é fundamental para manter a capacidade de movimentação do ser humano e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida, minimizar dores, prevenir doenças e garantir longevidade.

Com tantas descobertas importantes, os educadores físicos e terapeutas corporais começaram a buscar conhecimentos sobre o assunto e a compreender seu funcionamento. Por exemplo, como a fáscia toracolombar é um meio de conexão entre membros superiores e inferiores e facilitadora da contralateralidade. Através de transmissão de força e de deslizamentos entre diferentes lâminas conjuntivas, a deambulação ocorre mais livremente.

Deslizamento ou tração podem ser vistos entre o reto femoral e os vastos (sendo o reto biarticular, muitas vezes ele age de forma ecocêntrica; seu deslizamento permite que ele, ao se contrair, não arraste consigo os músculos vizinhos). O mesmo mecanismo parece estar presente dentro do músculo, onde os fascículos e fibras podem ter ação mais individuada – já que funcionam diferenciados pelas fáscias do perimísio e endomísio (Tozzi, 2017; Magee,
2013).

Sabe-se também que a fáscia responde pela comunicação com o sistema nervoso central, uma vez que é o tecido com maior concentração de terminações nervosas, tornando-se um meio de informação e motor sensorial de dores, posturas e movimentos.

Princípios do Fascial Fitness

Entender melhor o funcionamento do tecido conjuntivo é hoje uma demanda essencial para quem trabalha com terapia corporal. É por isso que nós, da Universidade da Fáscia, estamos percorrendo o Brasil realizando cursos introdutórios para explicar os princípios do Fascial Fitness, método que busca apresentar as pesquisas por trás do treinamento da fáscia, assim como oferecer exercícios práticos com base nos resultados científicos mais recentes.
Com carga horária de 16 horas, estes cursos possuem programa de certificação de curto prazo para treinadores nas áreas de esportes, fitness e ginásticas, profissionais do campo somático atuantes em modalidades como pilates, yoga, rolfing, body mind movement, feldenkrais, terapias corporais, etc.

O conteúdo passa pela teoria, detalhando por exemplo alongamento em longas cadeias de tensão global, movimento de deslizamento através de cisalhamento e substância fundamental e a dinâmica dos fluidos da fáscia, e também pela prática, com apresentação de mecanismos de catapulta, retorno elástico, extensão fascial, liberação fascial e refinamento sensorial.

Estamos muito satisfeitos com o interesse dos alunos em todas as praças pelas quais passamos. Este ano, já estivemos em cidades como Goiânia, Salvador, Maceió e Curitiba, e a receptividade foi ótima. Nas próximas semanas, será a vez do Rio de Janeiro, onde estaremos nos dias 25 e 26 de maio.

As inscrições estão abertas para este curso e outros do Fascial Fitness. Acompanhe o cronograma em nosso site e fique por dentro das nossas aulas.

Se você pretende participar do Fascial Fitness Rio de Janeiro, acesse o link para inscrições:

Johannes Freiberg

Confira a agenda:

Maio

Workshop  Treino Gaia em São Paulo (SP) – 18 e 19 de maio.

Curso Fascial Fitness Introdutório –  Fase 1 – Rio de Janeiro (RJ) – 25 e 26 de maio

Junho

Curso Fascial Fitness Introdutório –  Fase 1 – Londrina (PR) – 1 e 2 de junho

Curso Fascial Fitness Introdutório –  Fase 1 – Brasília (DF) – 15 e 16 de junho