Os grandes nomes do Fascia Experience

Por Johannes Freiberg

De 13 a 15 de setembro, a Universidade São Judas Tadeu será palco do primeiro evento voltado para a discussão do papel da fáscia na biomecânica e no controle motor. Pesquisadores e profissionais do movimento Especialistas do mundo inteiro que vêm se dedicando a buscar compreender o que é e como decifrar os enigmas do tecido conjuntivo atua serão os protagonistas deste encontro. Este evento que promete ser um marco importante para aqueles que desejam se aprofundar no tema da Fascia e do Movimento.

A programação do Fascia Experience já está fechada. Mais de 70% das aulas são práticas, uma vez que entendemos a necessidade por conhecimento mais claro sobre a temática do tecido conjuntivo nas práticas de movimentos cotidianos.

Imagino que você deve estar curioso para conhecer o currículo dos palestrantes que aceitaram nosso convite para dividir seus conhecimentos. Por isso, vou contar para vocês neste post quem são alguns deles e por que eles são considerados como novos pioneiros dos estudos da Fáscia verdadeiras sumidades nos assuntos sobre os quais vão abordar. Vamos lá?

Antonio Stecco

Ele é PhD pela Universidade de Pádua, da Itália, e de Nova Iorque. Suas áreas de interesse científico e clínico são a anatomia da fáscia corporis via dissecções e estudos histológicos, incluindo imuno-histoquímica e biologia molecular; estudo e aplicação clínica de ácido hialurônico; e síndrome miofascial. Desde 2000, o Dr. Stecco tem colaborado com a Universidade de Descartes, em Paris, para estudar a anatomia macroscópica das fáscias por meio da dissecção de cadáveres.

Como se não bastasse, ele é presidente da Fascial Manipulation Association, que reúne pesquisadores interessados em estudar doenças da fáscia e da origem miofascial. Além disso, escreveu um livro sobre manipulação fascial (Manipolazione fasciale, Piccin, 2010) e é coautor de mais três, para os quais escreveu capítulos sobre a anatomia fascial ou sobre a técnica de Manipulação Fascial.

Robert Schleip

Schleip é diretor do Fascia Research Group, Divisão de Neurofisiologia da Universidade de Ulm (Alemanha) desde 2008.  PhD, pela mesma entidade, ele dirige por lá o Projeto de Pesquisa da Fáscia e também é Diretor de Pesquisa da Associação Européia de Rolfing®. Sua recente descoberta de propriedades contráteis ativas em tecidos fasciais recebeu o prestigioso Prêmio Vladimir Janda de Medicina Musculoesquelética.

O entusiasmo de Robert pela pesquisa acadêmica relacionada à fáscia serviu como fator impulsionador por trás do 1º Congresso de Pesquisa sobre Fáscia (Harvard Medical School, Boston, 2007), bem como dos cinco congressos internacionais subsequentes. Além de suas atividades de pesquisa, ele ainda mantém um consultório particular como praticante manual em Munique, Alemanha.

Anna Maria Vitali

Anna Maria Vitali começou a praticar Pilates em 1980 na London Contemporary Dance School, com Alan Herdman. Dançarina e coreógrafa, ela se formou em Medicina e Cirurgia na Universidade La Sapienza, em Roma. Sempre integrou suas habilidades criativas e motoras com o científico, estudando diferentes metodologias, como o Método Mezieres e o Método Bertherat bem como Manipulação Stecco e Osteopatia (Escola Alain Bernard).

Atualmente, ela agrega trabalho de movimentos usando mapas descritos pelos Steccos e como o movimento fascial pode gerar uma organização funcional no controle motor. A experiência dela agrega aos traçados miofasciais uma linha que permite ao tecido organizar e liberar pontos dolorosos.

Anna foi Master Trainer do Balanced Body por 10 anos, uma estrutura que ela deixou recentemente para criar Physically Training, uma inovadora escola de Pilates baseada em novos princípios. É também Master Trainer Fascial Fitness, um método de treinamento do sistema miofascial criado por Divo Müller, Daniela Meinl e Robert Schleip.

Além destes três especialistas respeitados internacionalmente, contaremos com a participação de muitos outros, como Matias Chahab, Jan Wilke, Lauri Nemetz, Maria Eugênia Ortiz e muitos outros. Nos próximos posts, vamos falar sobre eles.

Até a próxima semana! ?

A propósito, você já se inscreveu no evento? Não deixe para a última hora. Clique aqui e garanta a sua vaga.

 

Deixe um comentário

Selecione a moeda
EUREuro