O que é Fascia?

Todo o corpo é estruturado e envolvido pelo tecido conectivo, ou fascia, criando um continuum estrutural que dá forma e função a cada tecido e órgão. O ser humano deve ser considerado como uma unidade funcional, onde cada área está em comunicação com outra através do continuum fascial, consequentemente originando um equilíbrio perfeito de tensegridade.(Bruno Bordoni, Journal of Multidisciplinary Healthcare- 2014)

Desde 2007, após o 1º. Congresso sobre Fascia que aconteceu na Universidade de Medicina de Harvard em Boston, e baseado na  natureza interconectiva do tecido conjuntivo, uma nova terminologia para o que é fascia tem sido proposta. Para  Schleip et al (2012) “Fascia inclui todo o tecido colagenoso fibroso que pode ser um elemento tensional da rede de transmissão de força que envolve todo o corpo”. Assim, ela possui uma morfologia determinada principalmente pela carga tensional. Fascia – do Latin – é um composto, um agregado ou envelope.

Uma de suas características importantes é que ela se modifica em consistência quando submetida a estresse e pode, aumentar sua elasticidade quando submetida à tensão (Stecco, L.).

Formada principalmente por células (metabolismo), fibras (elasticidade) e substância fundamental (viscosidade), a fascia é um dos 4 grandes tecidos do corpo, junto com os musculares, nervosos e epiteliais.

Como uma extensa rede, esta network envolve todo o corpo, de cima em baixo, de um lado a outro, da pele aos ossos. Ela dá suporte, cria conexões e espaços, hidrata e gera informação.  Fascia é uma palavra  que fala dos elementos elásticos e dos fluidos que formam o meio ambiente da vida interna do corpo.

Além de dar forma ao corpo, ela é também nosso maior órgão sensorial em extensão. Formando um meio rico em água e proteoglicanos, a fascia atua na mobilidade e na nutrição do organismo. Diversas formas de dor estão relacionadas à  fascia, bem como estados de humor tal qual depressão, síndrome do intestino irritado, ou de prazer e bem estar.

4 comentários em “O que é Fascia?”

  1. Estou sofrendo bastante com a Sindrome Mio Fascial. Os gatilhos se concentram na lombar, pecoço e cervical para amenizar as dores, tomo dipirona e AS-325.
    Observo que não posso ficar sentado ou parado em qualquer posição por mais de 30 minutos, que ao me levantar estou enregecido e dói todo esqueleto. Estou fazendo fisioterapia, mas tenho a impressão que os fisioterapeutas não estão preparados para tratarem esta síndrome e então desisto das massagens. O tratamento desta Síndrome é muito cansativo, não apresenta melhora a curto prazo e com isso desestimula o paciente do tratamento. Espero ter contribuído com estas informações.

  2. Doranice Medeiros Santos de Souza

    gostaria de tomar um colagelo que tirasse a dor dos joelhos e tornozelos e aumentasse as minhas articulações.
    E que ajudasse nas osteoporose da coluna e do colo do fêmur!
    Qual devo tomar ?

Deixe um comentário