Sobre a Universidade da Fáscia

Educação e Credibilidade

O portal Universidade da Fáscia foi criado para facilitar, encorajar e apoiar o diálogo e a colaboração entre profissionais do movimento, clínicos, pesquisadores e acadêmicos,  a fim de promover nossa compreensão das propriedades e funções das fáscias.

Desde 2007,  quando foi criado o Fascia Research Society para a promoção do I  Congresso de Fascia, no Harvard Medical School Conference Center, em Boston e  sob a supervisão da Fundação de Pesquisa Ida P. Rolf,  os estudos da fáscia e sua função quanto à sua Anatomia, biomecânica, fisiologia, citologia, inervação, dor, modelos celulares, deu início a uma larga comunidade – tal qual  o “tecido conjuntivo” – da pesquisa da fáscia, com o objetivo de aprimorar a compreensão coletiva de como o corpo humano funciona, e melhorar os cuidados de saúde.

Neste momento, um largo corpo multidisciplinar com a perspectiva de aumentar  a investigação sobre a natureza verdadeiramente de rede da fáscia, vem apresentando um  emergente campo de pesquisas e práticas sobre a organização global do corpo.

Mesmo se entendendo que a Fáscia seja a rede mais difundida, ela é, talvez, a menos compreendida do corpo humano. Já não mais é considerada como  “restos” de dissecações de cadáveres. Hoje, a fáscia vem atraindo a atenção de cientistas e clínicos por todo o mundo (visto o número crescente de estudos apresentados nestes últimos anos). Apesar disto, ainda muitos cientistas, profissionais do movimento e clínicos, não estão familiarizados ou têm experiências limitadas com o trabalho da fáscia.

Para compreender bem a extensão de sua importância, uma nova  terminologia para a fáscia vem sendo organizada entendendo sua funcionalidade e deste modo, a proposta se faz assim compreender: “Fáscia é o componente do tecido mole do sistema de tecido conjuntivo que permeia o corpo humano, que forma uma matriz tridimensional contínua de todo o corpo,  que se estende para todos os tecidos conjuntivos fibrosos, o que  inclui as aponeuroses, ligamentos, tendões, retináculos, cápsulas articulares, túnicas de órgãos e vasos, epineurum, meninges, periósteo e todas as  fibras intermusculares das miofascias, até o endomísio, com a função de suporte estrutural, nutricional, transmissão de força e comunicação”. (Schleip et al 2012).

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.4.1″]

Networking

A Universidade da Fáscia tem o propósito de criar uma extensa rede de comunicação, cujo  interesse é participar da vida das pessoas e influenciar na  difusão do conhecimento da Fáscia e suas Funções, afirmando que o campo da educação continua se dá por meio de informação, confiança e amizade. Por meio das práticas de si e da oferta dos meios de expansão do conhecimento, queremos aumentar ativamente o desenvolvimento e o conhecimento que se forma sobre a Fáscia com o leitor, trazendo as mais recentes informações e as perspectivas de muitos pesquisadores e clínicos de todo o mundo sobre o que é Fáscia, e sua função na organização na estruturação humana.

Por meio de cursos, palestras, grupos de estudo, textos, aulas práticas e webinars, nossa perspectiva é atuar de modo participativo, inovando o conhecimento e tornando o nosso conhecimento um material mais adaptável, flexível, e dinâmico, corporificando nosso senso de movimento através dos conceitos de tensegridade, do corpo como um metasistema onde a dinâmica elástica, se mostre em  gestos mais graciosos, firmes e precisos.

Assim, a Universidade da Fáscia entende que a estrutura e suas funções relatam fortemente o modo como influenciamos e somos influenciados pelos diversos ambientes, biológico, mental, psíquico, linguístico e cultural.

Explorar as fronteiras do conhecimento, introduzir-se no movimento que produz o próprio futuro, discutindo e refletindo os diversos conceitos que já tiveram seu lugar na história dos acontecimentos, investe para que os novos ambientes mais interativos, inovadores se formem.

Este é o nosso desejo mais profundo.

Assim, convidamos você a se mover no terreno fértil do mundo vivo do saber que nos acontece a todo momento.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]