MANIPULAÇÃO FASCIAL STECCO®- NÍVEL I, NÍVEL II e NÍVEL III

R$11.350,00

OBJETIVO DO CURSO FÁSCIAL MANIPULATION – MÉTODO STECCO
1. O objetivo do curso é capacitar seus alunos ao conhecimento geral e específico do tecido fascial, suas particularidades, sua anatomia, biomecânica, histologia numa abordagem teórica e prática.
2. Mostra-se importante esclarecer que o curso prevê em seu cronograma aulas teóricas e práticas, sendo que nesta última é obrigatória a separação em dois grupos, sendo o primeiro grupo formado exclusivamente por fisioterapeutas e fisiatras e o segundo exclusivamente por educadores físicos.
3. Nessa fase o primeiro grupo realiza atividades relacionadas a reabilitação e as estratégias de tratamento, enquanto o segundo grupo realiza atividades relacionadas ao reconhecimento de padrões de movimentos alterados e estratégias de práticas de movimento por meio de exercícios que auxiliam na reorganização estrutural, segundo a orientação anátomo-fisiológica proposta pelo Sistema Stecco.

ATIVIDADES PARA AS QUAIS O ALUNO ESTARÁ APTO AO CONCLUIR O CURSO:
4. Ao concluir o curso, todos os alunos terão a capacidade de discernir se a queixa de desconforto de seu aluno ou paciente tem predileção de ser de origem fascial, muscular, articular ou nevral.
5. Especificamente em relação aos alunos fisioterapeutas e fisiatras, o avanço do curso lhe concederá mais conhecimento e habilidade em relação aos cuidados terapêuticos para a possível correção e eliminação da dor/patologia, enquanto para os alunos educadores físicos o avanço do curso em seu módulo lhes concederá mais conhecimento e habilidade em relação ao estimulo fascial, especificamente para utilização de exercícios de fortalecimento e alongamento, aprimorando, assim, o rendimento esportivo e melhora da condição corporal.

6. Nessa linha, os fisioterapeutas recebem a certificação do “Método Manipulação Stecco” e os educadores físicos recebem a certificação de “Conhecimentos gerais sobre a Anatomia Stecco aplicada ao desenvolvimento Motor”.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
7. O conteúdo programático do curso é subdividido em 3 (três) níveis, acrescidos de uma atividade complementar, conforme seguem especificados abaixo:

NÍVEL I

Por conta dos acontecimentos da Pandemia, este primeiro nível será realizado de forma híbrida. Primeiro módulo do Nível 01 realizado através de aulas online gravadas, com vídeos explicativos e interativos sobre a teoria que dá início aos estudos de Manipulação Fascial a partir do Método Stecco. Acesso através da plataforma EAD da organização Stecco Learning Environment.

Módulo 02 do Nível 01 realizado de forma presencial para aplicação da prática, respeitando todas as diretrizes de saúde e proteção sugeridas pela OMS e o Ministério da Saúde.

Problemas relacionados à disfunção do sistema locomotor, perda de força e habilidades motoras;
Estuda analiticamente todas as unidades miofasciais na continuidade das sequências miofasciais. O objetivo principal é desenvolver uma compreensão dos Centros de Coordenação (CC), responsáveis pela função  normal dos músculos monoarticulares e dos músculos biarticulares sinérgicos.

NÍVEL II
Anatomia e a função dos retináculos da fáscia dentro do movimento mais complexo;
Centros de Fusão como parte do modelo biomecânico e a formação de Diagonais e Espirais Miofasciais;
Introdução ao conceito de organização Diagonais e Espiral, encontrado dentro da fáscia corporal.

NÍVEL III
Esclarecer possíveis incertezas;
Fascial Manipulation® no campo muscular esquelético;
Estratégias de tratamento e estruturação de exercícios junto ao procedimento geral usado na
Fascial Manipulation®.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: 
As práticas de movimento voltadas aos educadores físicos seguem as práticas propostas pelo Movimento Fascial Fitness, incorporando os estudos dos planos, sequencias, diagonais e espirais desenvolvidas pelo grupo Stecco.
São reconhecidos 4 princípios para a treinabilidade do tecido fascial, quais são: a capacidade elástica do tecido conjuntivo através dos alongamentos; exercícios de rebote elástico; a liberação fascial para a ativação do metabolismo celular e os exercícios proprioceptivos.
8. Informamos que segue anexo a presente resposta o cronograma integral do curso, com a indicação do conteúdo previsto para cada dia do curso.

PÚBLICO-ALVO:
9. O Curso é voltado para os profissionais licenciados às práticas manipulativas.
10. Em razão disso, somente são aceitos para realização do curso os profissionais abaixo listados, sendo absolutamente proibida a inscrição de qualquer outro:
-> Fisioterapeutas, fisiatras.

 

DATAS:

Nível I:
Híbrido
DATAS:
Módulo 01 do Nível 01 realizado de forma online com aulas gravadas.
Módulo 02 (presencial):
08, 09 e 10 de Outubro de 2021.

Nível II:

Módulo 01: 14,15,16 Janeiro 2022

Módulo 02: 25,26,27 Março 2022

Nível III:
Realização em 2022
Datas á definir

 

HORÁRIOS:
Todos os dias das 09:00hr ás 18:00hr

Categoria:

Nível I e Nível II:
Marco Pintucci, fisioterapeuta, CREFITO 282709-F

Antônio Stecco é PhD pela Universidade de Pádua, da Itália, e de Nova Iorque. Suas áreas de interesse científico e clínico são a anatomia da fáscia corporis via dissecções e estudos histológicos, incluindo imuno-histoquímica e biologia molecular; estudo e aplicação clínica de ácido hialurônico; e síndrome miofascial. Desde 2000, o Dr. Stecco tem colaborado com a Universidade de Descartes, em Paris, para estudar a anatomia macroscópica das fáscias por meio da dissecção de cadáveres.

Ele é presidente da Fascial Manipulation Association, que reúne pesquisadores interessados em estudar doenças da fáscia e da origem miofascial. Além disso, escreveu um livro sobre manipulação fascial (Manipolazione fasciale, Piccin, 2010) e é coautor de mais três, para os quais escreveu capítulos sobre a anatomia fascial ou sobre a técnica de Manipulação Fascial.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “MANIPULAÇÃO FASCIAL STECCO®- NÍVEL I, NÍVEL II e NÍVEL III”