FASCIABILITY: Treinamento da Fáscia aplicada ao alto rendimento

R$1.250,00

Fora de estoque

O significado da fáscia no tecido muscular, tem sido cada vez mais um fator de conhecimento das ciências do corpo e do movimento. Devido a novos estudos e à divulgação internacional e suas descobertas mais recentes (2007 I International Fascial Research), tem sido mostrado que  esta rede de colágeno desempenha um papel essencial na transmissão de força e fornece uma base importante para a flexibilidade, resistência e desempenho. Portanto, não é de todo um tecido inerte e sem sentido. Também, esta rede de colágeno que está presente por todo o corpo é equipada com numerosos receptores sensoriais, o que a coloca como o nosso maior órgão sensorial em extensão para o sentido do corpo – constituindo-se, ela mesma, como um berço da propriocepção.

 

Quais são as metas do Treinamento da Fascia:

Um tecido conjuntivo bem treinado é elástico e extensível, resistente ao desgaste e forte, ele constitui a base de um tom vital e do bom desempenho físico. O Corpo da Fáscia saudável – é elástico e resiliente; ele é caracterizado por uma grande flexibilidade combinada com alta capacidade de transferência de força, além disto, está em sua funcionalidade gerar informação e comunicação, regeneração e nutrição.
O workshop visa informar e construir conhecimento sobre as fáscias, desenvolver e estimular programas de exercícios com foco na saúde do movimento que integrem o sistema fascial aos demais modelos de treinamento já consagrados – muscular, cardiovascular e coordenativo – formando uma abordagem holística e reconhecendo o corpo como unidade tensional. Além disto, com foco na prevenção e reabilitação, é abordado a função regenerativa e de hidratação na construção do tecido conjuntivo através do reconhecimento da fáscia como um ambiente nutricional e de caráter metabólico do corpo.

 

Conteúdo Programático:
– Fáscia como um sistema elástico e sua função de memória cinética e seu efeito mola;
– Tensegridade – noção da Anatomia através da noção de continuidade tensional global
– Força e Resiliência
– Fluência e Balanceios segundo as cadeias miofasciais
– Variabilidade e Adaptabilidade segundo a noção do espaço tridimensional da fáscia.
– Fáscia – um largo e extenso órgão sensorial – mecanorreceptores da propriocepção e interocepção
– Substância fundamental e a dinâmica dos fluidos da fáscia.
– Treinamento e Idade na qualidade de maciez do tecido fascial.

Técnicas e Princípios Consagrados:
– Recuo elástico – Treinamento Catapulta, o Movimento de ressalto e de quicar,
– Alongamentos dinâmicos– Treinamento de Flexibilidade em expansões miofasciais de longas cadeias através de movimentos dinâmicos de balanceios variáveis
– Liberação Fascial – Treinamento Metabólico com foam roller e foam ball,
– Percepção e atividade coordenativa específica – Treinamento Consciente – consciência corporal presente na rede mecanorreceptiva da Fascia.

Á Quem se Destina:
Formadores nas áreas de esporte, ginástica e de fitness, terapeutas e profissionais de educação somático ( Pilates, Yoga, Rolfing, Feldenkrais,etc), dançarinos, artistas do movimento como Contato e Improvisação, Body Mind Movement, Body Mind Centering, artistas marciais, e todo aquele interessado em conhecer sobre a Fascia e suas funções.

Datas:
15 e 16 de Abril de 2022

Horário:
Das 09:00 ás 18:00

Local:

4Move- Centro de Saúde e Fitness

Shis QI 9/11 Bloco M Edifício Center Sul Salas 17 a 21 – Térreo – Lago Sul, Brasília – DF, 71625-135

R$1.250,00

Fora de estoque

Johannes Carl Freiberg Neto

Professor de Educação Física (USP), Integrador Estrutural do Método Rolfing, Mestre em Ciências do Envelhecimento, Master Trainer Senior Fascial Fitness, Membro do Fascia Research Society e Fascia Plastination Project ( Plastinarium – Body World).

Selecione a moeda
EUREuro
Open chat
Em que posso ajudar?